terça-feira, 3 de junho de 2014

Colchas de Patchwork

Patchwork ou trabalho remendado, é uma técnica usada com agulha que envolve costurar pedaços de tecidos em um projeto maior. Esses projetos são baseados em padrões de repetições construídos com formas diferentes de tecido (que podem ser de cores diferentes). Estas formas são cuidadosamente medidas e cortadas, básicas formas geométricas, tornando-os fáceis de montar. Eles são mais frequentemente usados em fazer colchas, más também podemos ver essa técnica em bolsas, tapeçarias, jaquetas e capas de almofadas. 
Esses pequenos pedaços de retalhos, foram encontrados ao longo da história onde os exemplos mais antigos foram localizados em tumbas egípcias e também em idade precoce na China cerca de 5000 anos atrás. Outros achados foram datados do início da Idade Média, onde foram utilizadas camadas de tecido acolchoado na construção da armadura esta manteveos soldados quentes e protegidos. Usando essa técnica, colchas começaram a aparecer nos lares nos séculos de 11 à 13 . Como o clima europeu tornou-se mais frio em torno deste tempo, a incidência do uso de colchas de cama rosa, e por isso desenvolveu a prática de embelezar um pano simples através da criação de padrões e design, paralelamente ao desenvolvimento de quilting decorativo. A tradição de fazer quilts desta forma foi levada para a América pelos peregrinos.

Estas colchas são artes da minha sogra
Lindas demais
estas 3 primeiras imagens são de uma só colcha
Estou até pensando em aprender a fazer, começando por uma que seja bem fácil
como esta abaixo em azul ( floral, xadrez e listras )
Adoro patchwork
Unir tecidos em retalhos e colocar a criatividade à tona 
Esta última não estava ainda costurada, fomos juntando os quadrados para tirar a foto
são com "cataventos"

******************************

Vontade de sair comprando tecidos e mãos a obra.

beijo,
Grasi

10 comentários:

  1. Grasi, que trabalho maravilhoso! Eu acho lindo demais.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Patchwork, acredito ser uma das técnicas artesanais mais belas. Ele me lembra o filme Tomate Verdes Fritos quando as atrizes faziam uma colcha e contavam suas experiências de vida (emoções, tristezas, amores, alegiras). O Patchwork é assim, colocamos um pouco de amor e carinho em cada pedaço de tecido que não é tecido mas sim, um pedacinho de quem o faz. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Flaviana, vc tem blog ? se sim me passa o link, gostaria de te visitar, mas seu perfil é do google + e sou bem perdida com o g+ pois nao mexo nele.

      bjo
      Grasi

      Excluir
    2. Grasiela, meu sonho é ter um blog. Você é minha inspiração. Tbém preciso te confessar que não sei usar muito bem as ferramentas. Tenho Facebook. E meu e-mail acabou de bloquear...rsrrs...Abraço.

      Excluir
  3. Oi, Grasi, é um trabalho sensacional, gosto demais do visual colorido e formas criados. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Grasi,
    Adoro este tipo de trabalho. Tenho uma colcha destas que comprei em uma feira da bondade por um preço incrível!
    Muita sorte para vc neste meio de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Grasi, esse trabalho artesanal é realmente lindo demais.
    Nos últimos 2 meses tenho me dedicado ao aprendizado dessa arte secular, especialmente as técnicas Red Work e tb Baltimore, mas admito q meus trabalhos iniciais começaram com os q vc nos apresentou com as técnicas Nine Patch (xadrez de tecidos) e tb o LogCaban (o q tem o vermelhinho no meio).
    Eu ando apaixonada pelas diversas técnicas desse artesanato lindo, acho q com a chegada de meus sobrinhos ando uma titia coruja mais prendada q quer fazer 1001 coisitas para os pequenos deitarem e rolarem. Hsssss
    Bjokas e um dia de muitos retalhos coloridos para tds nós. ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi Grasi !!
    Eu também adoro patchwork !
    Estou aprendendo e gostando muito.
    Se você começar não vai querer parar mais ...parece uma brincadeira com tecidos !!
    Esses trabalhos estão lindos , especialmente a colcha da sua sogra , lindas as cores e o desenho log cabin !

    Bjs , flor , e tudo de bom pra ti !!

    Silvana

    ResponderExcluir
  7. Que arraso Grasi!
    Difícil escolher a mais bonita!!

    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, responderei qualquer pergunta ou esclarecimento aqui mesmo, ok... utilize esse espaço para seus comentários referentes aos posts do Adoro Lilás....propagandas e spams não serão aceitos...Grata Grasiela